Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 62 Número 3
Farmacologia clínica
Estudo multicêntrico em larga escala com tioconazol loção a 1% no tratamento da tinea corporis ou cruris
A large scale multicenter trial of tioconazole 1% cream for the treatment of tinea corporis and tinea cruris
SERGIO TALARICO FILHO1
1Professor Adjunto da Disciplina de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina (Serviço do Prof° Dr. Raymundo Martins Castro)
*Tioconazol (Tralen) Laboratório Pfizer Ltda*
Através da colaboração de 400 médicos dermatologistas de todo o Brasil, foi realizado estudo multicêntrico, aberto, não comparativo, no qual participaram 1.617 pacientes portadores de tinea corporis (48%) ou tinea cruris (52%), tratados com tioconazol loção a 1 % aplicado duas vezes ao dia durante quatro semanas. Os pacientes foram avaliados clinicamente no pré-tratamento e após a 2° e 4° semanas, sendo quando necessário realizado exame micológico direto. Constatou-se, já a partir da 2° sema¬na, uma regressão significativa (p < 0, 001) em todos os parâmetros clínicos avaliados. A avaliação clínica global na 2ª semana e ao término do tratamento evidenciou resultados excelentes ou bons em 1.454 (91%) e em 1.591 (99%) pacientes, respectivamente. Observou-se boa tolerabilidade ao tioconazol pois somente 55 (3,4%)pacientes apresentaram reações adversas, que em apenas 8 (0,5%) oportunidades exigiram a interrupção do tratamento. Em conclusão, o tioconazol, novo derivado imidazólico com potente ação fungicida, demonstrou ser eficaz e seguro no tratamento da tinea corporis ou cruris.
Palavras-chave: TIOCONAZOL, TRATAMENTO TÓPICO, MICOSES SUPERFICIAIS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841