Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 62 Número 3
Comunicação
Câncer de pele – Piauí – 1964-1984 - II – Carcinoma espinocelular
HUGO PRADO1
1Professor Titularde Dermatologia, da Fundação Universidade Federal do Piauí.
Trabalho executado no Hospital São Marcos, da Sociedade Piauense de Combate ao Câncer; Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas e Univ. Federal do Piauí e Clínica Particular do Autor .
Correspondência:
Endereço do autor
Av. Dias Leão 1.705
64050-Teresina - PI
O autor apresenta uma estatística de Câncer de pele, do Piauí, referente ao período de 1964-1984, na parte correspondente ao carcinoma espinocelular. Foram analisadas as formas clínicas, localizações, faixa etária, sexo, cor da pele, procedência, meios terapêuticos e controle de cura. O lábio inferior foi a área anatômica que apresentou maior incidência do tumor e a zona rural a região com maior percentual de pacientes. O autor chama a atenção para a obrigatoriedade do controle de cura, independente do meio terapêutico empregado, como a única condição de diagnosticar precocemente as recidivas ou metástases que venham a ocorrer e tratá-las imediatamente com grandes possibilidades de êxito.
Palavras-chave: CARCINOMA BASOCELULAR
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841