Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 62 Número 3
Artigos originais
Fungos em unhas normais
TÂNIA NELY ROCHA1, ROSANE OROFINO COSTA2, LISSA SUDO3, JARBAS ANACLETO PORTO4
1Aluna do Curso de Especialização em Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
2Professor Auxiar da Disciplina de Dermatologia e Sifilografia da UFRJ - Responsável pelo Laboratório de Micologia do Serviço de Dermatologia do HUPE-UERJ.
3Professor Assistente da Disciplina de Dermatologia e Sifilografia da UERJ - Responsável pelo Setor de Imunodermatologia do Serviço Dermatológico do HUPE-UERJ.
4Professor Titular da Disciplina de Dermatologia e Sifilografia da UERJ.
Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Prof. Jarbas A. Porto, UERJ, com o auxílio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
Correspondência:
Tania Nely Rocha
Rua Jardim Botânico, 635, sala 207 22470 - Rio de Janeiro- RJ
Verificou-se a incidência de fungos em unhas aparentemente sãs em dois grupos de pacientes. O primeiro grupo contava com 15 pacientes que apresentaram unha aparentemente sã e dermatofitose interdigital de uma ou mais pregas dos pododáctilos e/ou dermatofitose em um ou ambos calcanháres e o segundo grupo com 15 pacientes sem dermatofitose dos pés e com unhas aparentemente sãs. No primeiro grupo encontrou-se um paciente que apresentava, em unha aparentemente sã, T. mentagrophytes var. Zoofílica, e na prega acometida E. floccosum. Realizaram-se testes de imunidade celular nos pacientes dos dois grupos para observar a correlação do dermatófito como colonizador da unha aparentemente sã e a imunidade celular do indivíduo. Como nenhum paciente apresentara déficit da imunidade celular, tal correlação não foi possível.
Palavras-chave: FUNGOS EM UNHAS NORMAIS E IMUNIDADE CELULAR, DERMATOFITOSE E IMUNIDADE CELULAR, TINHA INTERDIGITAL E IMUNDADE CELULAR
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841