Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 91 Número 4

Investigação

Nível de estresse de pessoas com psoríase em um hospital público*

Stress level of people with psoriasis at a public hospital*


Érida Silva Leovigildo1; Rose Ana Rios David2; Andreia Santos Mendes3


1. Maternidade Climério de Oliveira – Salvador (BA), Brasil
2. Universidade Federal da Bahia (Ufba) – Salvador (BA), Brasil
3. Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) - Salvador (BA), Brasil

Recebido em 18.07.2015
Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 09.11.2015
Suporte financeiro: nenhum.
Conflito de interesses: nenhum.
Como citar este artigo: Leovigildo ES, David RAR, Mendes AS. Nível de estresse de pessoas com psoríase em um hospital público. An Bras Dermatol. 2016;91(4):446-54.

Correspondência:

Érida Silva Leovigildo
Cond. Rodrigo Horácio Costa
Rua Optaciano da Silva Oliveira, nº 139, bl. 9, ap. 1 Brotas
40276-070 - Salvador - BA Brasil
Email: eridasl@hotmail.com

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A psoríase é uma dermatose de etiologia desconhecida, com evolução crônica e tendência a recidivas. Está frequentemente vinculada ao desencadeamento de estresse emocional pelo constrangimento em relação às lesões da pele.
OBJETIVO: Analisar o nível de estresse de pessoas com psoríase acompanhadas no Serviço de Dermatologia de um hospital público, na cidade de Salvador (BA).
MÉTODOS: Estudo transversal com amostra por conveniência consecutiva, composta por 60 participantes. Para a entrevista, utilizou-se o inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp e um instrumento de levantamento de dados referentes às variáveis sociodemográficas e clínicas da psoríase e a alguns hábitos de vida.
RESULTADOS: Os dados evidenciaram que 85% dos participantes apresentaram estresse: 48% encontravam-se na fase de resistência e 37%, na fase de exaustão. As mulheres apresentaram um nível maior de estresse. Das 28 mulheres entrevistadas, 64% encontravam-se na fase de exaustão, 29% estavam na fase de resistência e apenas 7% não apresentaram estresse. Dos 32 homens, 44% estavam na fase de resistência e 34%,na de exaustão; 22% não apresentaram estresse. No que concerne aos sintomas físicos e psicológicos, houve prevalência da sintomatologia psicológica (55%).
CONCLUSÕES: O nível de estresse dos participantes foi elevado, independentemente do tipo de psoríase e do tempo de tratamento, e muitos estavam na fase de exaustão.

Palavras-chave: Estresse psicológico; Psoríase; Saúde do adulto



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações