Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 1
Caso Clínico
Psoríase, linfoma e etanercepte: existe correlação?*
Psoriasis, lymphoma and etanercept: is there a correlation?
Ludmilla Queirós Miranda1, Aline Lopes Bressan2, Fernanda Valente da Silva Rehfeldt3, Bárbara Nader Vasconcelos4, Alexandre Carlos Gripp5
1Pós graduanda do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
2Pós-graduação em Dermatologia. Médica auxiliar da enfermaria e ambulatório de imunobiológico do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
3Residente do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
4Especialista em Dermatologia. Médica auxiliar dos ambulatórios de imunobiológico e cosmiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
5Mestre em Dermatologia. Professor assistente de Dermatologia e responsável pela enfermaria de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Recebido em 24.03.2011. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.05.2011. * Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE – UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. ´ Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Miranda LQ, Bressan AL, Rehfeldt FVS, Nader BV, Gripp AC. Psoríase, linfoma e etanercepte: existe correlação? An Bras Dermatol. 2012;87(1):139-141.
Correspondência:
Ludmilla Queirós Miranda
Av. 28 de setembro,77,Vila Isabel.
CEP: 20551-030 Rio de Janeiro – RJ
E-mail: ludqmiranda@hotmail.com
A psoríase é uma doença inflamatória crônica que pode afetar a pele e as articulações. Seu tratamento varia conforme a gravidade e inclui medicamentos tópicos e sistêmicos. Dentre os últimos estão os imunobiológicos, que têm como alvo a célula T. Relatamos um caso que demonstra a estreita relação entre a psoríase, o linfoma e os imunobiológicos.
Palavras-chave: FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA, LINFOMA, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841