Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 1
Artigo de revisão
Queilite actínica e carcinoma espinocelular do lábio: aspectos clínicos, histopatológicos e imunogenéticos*
Actinic cheilitis and squamous cell carcinoma of the lip: clinical, histopathological and immunogenetic aspects *
Renata Aparecida Martinez Antunes Ribeiro Vieira1, Eliana Maria Minicucci2, Mariangela Esther Alencar Marques3, Silvio Alencar Marques4
1Mestre em Patologia – Cirurgiã-dentista - Colaboradora do Ambulatório de Estomatologia do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Doutora em Bases Gerais da Cirurgia – Cirurgiã-dentista responsável pelo Ambulatório de Estomatologia do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
3Professora livre-docente em Patologia - Professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio
de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
4Professor livre-docente - Chefe do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio
de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 13.10.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.02.2011. * Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – São Paulo (SP), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: nenhum Como citar este artigo: Ribeiro-Vieira RAMA, Minicucci EM, Marques MEA, Marques SA. Queilite actínica e carcinoma espinocelular do lábio: aspectos clínicos, histopatológicos e imunogenéticos. An Bras Dermatol. 2012;87(1):105-14.
Correspondência:
Silvio Alencar Marques
Departamento de Dermatologia e Radioterapia
Faculdade de Medicina de Botucatu
Distrito de Rubião Júnior - s/n
CEP: 18618-970 Botucatu - São Paulo
E-mail: smarques@fmb.unesp.br
Queilite actínica é a principal lesão pré-neoplásica do lábio. O carcinoma espinocelular do lábio é incluído nas estatísticas brasileiras junto com os cânceres de boca e, em conjunto, somam 40% dos cânceres de cabeça e pescoço. Há certo desconhecimento médico e odontológico em geral quanto aos fatores relacionados à carcinogênese e à progressão de tumores de boca. Genes de supressão tumoral e proteínas regulatórias de proliferação celular exercem papel na evolução da queilite actínica para carcinoma espinocelular e no comportamento biológico deste. O conhecimento de marcadores de diagnóstico e prognóstico e sua investigação têm utilidade no acompanhamento de tais pacientes.
Palavras-chave: CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS, CICLINA D1
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841