Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 87 Número 1
Investigação
Estradiol tópico não interfere na expressão da enzima metaloproteinase-1 em células da pele fotoexposta*
Topical estradiol does not interfere with the expression of the metalloproteinase-1 enzyme in photo exposed skin cells
Luciana Neder1, Sebastião Freitas de Medeiros2
1Professora assistente de Dermatologia e Clínica Médica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá (MT), Brasil.
2Doutor; professor adjunto de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá (MT), Brasil.
Recebido em 21.11.2010. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.12.10. * Trabalho realizado no Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Cuiabá (MT), Brasil. Conflito de interesse: Nenhum Suporte financeiro: Nenhum Como citar este artigo: Neder L, de Medeiros SF. Estradiol tópico não interfere na expressão da enzima metaloproteinase-1 em células da pele fotoexposta. An Bras Dermatol. 2012;87(1):70-5.
Correspondência:
Sebastião Freitas de Medeiros
Rua Almirante Henrique Pinheiro Guedes, 195
Duque de Caxias
78043-306 Cuiabá, MT
Fone: (55 65) 3322-2017
Fax: (55 65) 3623-0071
E-mail: de.medeiros@terra.com.br
FUNDAMENTOS: Na pós-menopausa, ocorre rápida destruição do colágeno dérmico, com consequente envelhecimento acelerado da pele, que se expressa com atrofia cutânea, aumento do número e da profundidade das rugas e flacidez. Esse catabolismo acelerado do colágeno ocorre por deficiência estrogênica e aumento na síntese da enzima metaloproteinase-1, que degrada o colágeno dérmico.
OBJETIVOS: Avaliar se o uso de estradiol tópico a 0,05% em creme na pele fotoexposta pode inibir a expressão da
enzima metaloproteinase-1 na derme e, consequentemente, a perda acelerada do colágeno em mulheres na pós-menopausa.
MÉTODOS: Foram incluídas 40 mulheres na pós-menopausa sem terapia de reposição hormonal. Informações sobre hábitos de vida, perfil lipídico, níveis glicêmicos, hormônios tireoidianos, mamografia, colpocitologia oncótica e ultrassom transvaginal foram obtidas para excluir doenças associadas. Biópsia de pele da região pré-auricular direita foi realizada antes e após tratamento com estradiol tópico a 0,05% por 30 dias. Os espécimes de biópsia foram submetidos à reação imunoistoquímica para identificar a expressão da enzima metaloproteinase-1.
RESULTADOS: Não foi observada diferença estatisticamente significativa na expressão da enzima metaloproteinase-1 em queratinócitos, células endoteliais e fibroblastos da pele antes e após tratamento com estradiol tópico por 30 dias.
CONCLUSÃO: O tratamento com creme contendo estradiol a 0,05% em pele fotoexposta por 30 dias não inibe a produção da enzima metaloproteinase-1.
Palavras-chave: ENVELHECIMENTO DA PELE, ESTRADIOL, MENOPAUSA, METALOPROTEINASES
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841