Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 87 Número 1

Investigação

Avaliação clínica comparativa da eficácia e da segurança de formulação contendo ciclopirox a 8% na forma de esmalte terapêutico em duas diferentes posologias no tratamento de onicomicoses dos pododáctilos

Comparative clinical evaluation of efficacy and safety of a formulation containing ciclopirox 8% in the form of a therapeutic nail lacquer in two different posologies for the treatment of onychomycosis of the toes


Sergio Schalka1, Samanta Nunes2, Antonio Gomes Neto3


1Médico dermatologista; mestre em Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo (SP), Brasil.
2Médica dermatologista em clínica privada – São Paulo (SP), Brasil.
3Médico dermatologista em clínica privada – Campinas (SP), Brasil.

Recebido em 15.12.09 Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 22.01.11 * Trabalho realizado em clínica privada – Osasco (SP), Brasil. Conflito de interesse: Schalka S recebeu grants para a realização do estudo, que foi patrocinado pelo laboratório Theraskin, para o qual também atua como speaker. Nunes S e Gomes-Neto A são consultores médicos da empresa Theraskin. Suporte financeiro: Theraskin Farmacêutica Ltda. Como citar este artigo: Schalka S, Nunes S, Gomes-Neto A. Avaliação clínica comparativa da eficácia e da segurança de formulação contendo ciclopirox a 8% na forma de esmalte terapêutico em duas diferentes posologias no tratamento de onicomicoses dos pododáctilos. An Bras Dermatol. 2012;87(1):19-25.

Correspondência:
Sergio Schalka Medcin Instituto da Pele Av. Dr. Carlos de Moraes Barros, 304 06023-000 Campesina - Osasco, SP E-mail: sergio@medcinonline.com.br

 

Resumo

FUNDAMENTOS: A utilização de antifúngicos tópicos na terapêutica da onicomicose é de grande valor na prática clínica, visto que há diferentes limitações ao uso das opções terapêuticas sistêmicas.
OBJETIVO: Avaliar comparativamente a eficácia e a segurança de uma formulação de esmalte de ciclopirox a 8% em dois diferentes esquemas posológicos: o esquema tradicional (3/2/1) e um esquema posológico de uso semanal.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo cego, comparativo e randomizado que incluiu 41 pacientes, divididos em dois grupos, sendo o grupo I submetido ao esquema posológico de uma vez por semana e o grupo II submetido ao esquema posológico tradicional (3/2/1). Os grupos utilizaram a medicação por 180 dias.
RESULTADOS: As espécies mais frequentemente encontradas nos grupos I e II foram Trichophyton rubrum (55% e 61,9%) e Trichophyton mentagrophytes (30% e 19%). Houve tendência de maior resistência ao tratamento pelo T. mentagrophytes nos dois grupos estudados, sem predileção por sexo, idade, proporção de acometimento ungueal inicial, tempo de evolução do quadro ou número de unhas acometidas por indivíduo. Ambas as modalidades apresentaram índices significativos de cura micológica, resposta clínica e sucesso terapêutico, e não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos I e II (p > 0,05).
CONCLUSÃO: O esmalte contendo ciclopirox a 8% mostrou-se igualmente eficaz na posologia de uma vez por semana quando comparada à posologia tradicional (3/2/1), permitindo um esquema posológico mais confortável.

Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO TÓPICA, DOENÇAS DE UNHA, ONICOMICOSE, POSOLOGIA, TERAPÊUTICA



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações