Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 71 Número 1
Artigo de revisão
Herpes simples genital: uma pandemia
Genital herpes simplex: a pandemic disease
OMAR LUPI DA ROSA SANTOS1, ÂNGELA GONÇALVES DA SILVA2, ANTONIO CARLOS PEREIRA JUNIOR3
1Mestre e Doutorando em Dermatologia, Faculdade de Medicina - UFRJ
2Professora Adjunta, Departamento de Microbiologia - CCS/UFRJ
3Professor Titular de Dermatologia, Faculdade de Medicina - UFRJ. Chefe do Serviço de Dermatologia - HUCFF/UFRJ
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.10.95._ *Trabalho realizado no Curso de Pós-graduação em Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF/UFRJ e no Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde - CCS/UFRJ.
Correspondência:
Omar Lupi da Rosa Santos
Rua Barão de Mesquita, 850/411 Bloco D
Rio de Janeiro RJ 20541-340
A incidência do herpes genital está aumentando em todo o mundo. Como poderia ser esperado de doença de transmissão sexual, há maior incidência do HSV-2 entre pacientes atendidos em clínicas especializadas no tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e entre prostitutas, quando comparados à população em geral. Estudos multicêntricos demonstram que a soroprevalência do HSV-2 é mais alta nos Estados Unidos da América (13-52%) do que na Europa (7-27%). As mais altas prevalências são observados entre populações africanas e no Haiti (30-55%). Análises multivariadas efetuadas nos Estados Unidos da América e no Brasil demonstraram que fatores socioeconômicos, história sexual e idade são de influência fundamental na soroprevalência do HSV-2.
Palavras-chave: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, EPIDEMIOLOGIA, HERPES GENITAL
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841