Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 66 Número 6
Comunicação
Melanomas malignos e etnia
Malignant melanomas and ethnic
LUCIO BAKOS1
1Professor Adjunto de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS).
Correspondência:
Lúcio Bakos
Rua Nossa Senhora Aparecida. 71
91900 - Porto Alegre - RS
A análise do tipo histológico, da faixa etária e da possível etnia de 153 casos de melanomas malignos cutâneos em pacientes brancos sulriograndenses, sugere que esta neoplasia surge mais precocemente, e principalmente na forma expansiva superficial, em brancos de origem européia nórdica ou setentrional. Os brancos de ascendência européia meridional ou mediterrânea, ou aqueles que possuem mistura com outras raças, parecem ter melanomas mais tardiamente na vida, com aumento de formas nodulares e concentração dos outros tipos desta neoplasia em faixas etárias mais avançadas.
Palavras-chave: ETNIA, HISTOPATOLOGIA, RAÇA.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841