Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 66 Número 6
Comunicação
Zoster: revisão de 67 casos
Zoster: a review of 67 cases
NURIMAR CONCEIÇÃO FERNANDES1, BEATRIZ ROSMANINHO C. AVÈ2, LUCIANO DE SOUZA GONÇALVES3, MAURÍCIO DE ANDRADE PEREZ4
1Professor Adjunto de Dermatologia - Departamento de Clínica. Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ.
2Residente de Dermatologia - HUCFF - UFRJ.
3Curso de Aperfeiçoamento em Dermatologia - Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina - UFRJ.
4Médico Epidemiologista - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias - HUCFF - UFRJ.
*Trabalho realizado nos Serviços de Dermatologia e Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ.*
Correspondência:
Nurimar C.F Wanke
Rua Alexandre de Gusmão, 28/201
20520 - Rio de Janeiro - RJ
Trinta e cinco pacientes do sexo feminino e 32 do sexo masculino com zoster, na faixa etária de 10-89 anos, predominantemente nas décadas de 60-79, foram observados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ no período de 1978-1989. Oito casos foram tratados com aciclovir na dose de 10 mg/kg/dia/EV por cinco dias; 16 pacientes receberam prednisona na dose de 40mg/dia/VO durante 15 dias com regressão lenta, posteriormente, a 43 pacientes não foi administrada nenhuma das drogas anteriores. Nenhuma complicação terapêutica foi observada. A avaliação estatística dos dados através do teste do Qui-quadrado revelou diferença estatisticamente significativa para o aciclovir que preveniu a nevralgia pós-herpética (p < 0,02). A dificuldade terapêutica desta condição e os dados da literatura a respeito são discutidos.
Palavras-chave: :ZOSTER, PREDNISONA., ACICLOVIR
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841