Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 66 Número 6
Temas de atualização
Resultados da inoculação intradérmica, em hansenianos, de uma suspensão de micobactérias cultivadas
Results obtained by intradermic inoculation of a cultivated mycobacteria suspension in leprosy patients
RUY NORONHA MIRANDA1, CARLOS AUGUSTO Z. PEREIRA2, JOSÉ FILLUS NETO2
1Centro de Estudos Leprológicos Souza Araújo - CELSA & Fundação Pró-Hansen - Curitiba - PR.
2Centro de Estudos Leprológicos Souza Araújo - CELSA & Fundação Pró-Hansen - Curitiba - PR
Correspondência:
Prof. R.N. Miranda
CELSA
Rua Ébano Pereira, 144 - 1° andar 80410 - Curitiba - PR
A partir de uma cultura de micobactérias, isolada de doente hanseniano de forma virchowiana e altamente bacilífera, foram preparadas duas suspensões em soro fisiológico fenicado, contendo uma delas 1,5 x 10 7 bactérias por ml, outra, 5,1 x 10 7 bactérias por ml, mortas pelo calor. O preparado, uma mitsudina bacilar, antes de ser aplicado em humanos foi submetido a todas as provas de qualidade e inocuida de recomendadas pela OMS. Submeteram-se espontaneamente à experimentação 65 hansenianos, em tratamento no CELSA, recebendo cada um, inoculações intradérmicas da suspensão bacteriana, uma ou mais vezes à razão O, 1ml em cada inoculação. A leitura das respostas foi realizada entre 21 e 30 dias, sendo o tubérculo formado no local da inoculação, medido em milímetros lineares e biopsiado para exame. Quarenta e um virchowianos dois indeterminados e um dimorfo, todos Mitsuda-negativos, foram selecionados para análise dos resultados. Somente um virchowiano deixou de responder macroscopicamente; 43 responderam com tubérculos que variaram entre um e 9mm. Trinta e cinco dos pacientes que responderam positivamente, tiveram duas respostas biopsiadas para exame histopatológico, fornecendo os seguintes resultados: 26 com granuloma tuberculóide típico; cinco com infiltrado dimorfo, tanto T como L; quatro com infiltrado l, linfo-histiocitário. Em 18 dos casos foram encontrados BAAR no contexto histopatológico; oito pacientes com MH tuberculóide todos Mitsuda po¬sitivos, responderam igualmente com reações positivas. Treze pacientes deixaram de ser avaliados por terem formas clínicas mal definidas ou por motivo de insatisfatório controle. Nenhum paciente apresen¬tou fenômenos adversos à experimentação.
Palavras-chave: HANSENIANOS, INOCULAÇÃO INTRADÉRMICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841