Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 6
Investigação
Curativo de hidropolímero para feridas crônicas: experiência clínica com pacientes num teste aberto em diversos centros de atendimento
A hydropolymer dressing for chronic wounds: clinical experiences with 478 patients in an open multicenter trial
UWE WOLLINA
_Recebido em 08.5.97._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 25.7.97._ *Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia. Friedrich-Schiller - Universitãt Jena. 07740 Jena. Alemanha.
Correspondência:
Uwe Wolina
Departament of Dermatology
Friedrich-Schiller-University of Jena
Erfurter Street 35
Jena 07740 Germany
FUNDAMENTOS - Feridas crônicas são um problema freqüente. O tratamento convencional precisa ser otimizado para melhorar os resultados nos pacientes e a aceitação do manejo pelos mesmos. OBJETIVOS - A eficácia terapêutica de um novo curativo de hidropolímero (Tielle®) para pacientes com feridas crônicas deve ser investigado. MÉTODO - 478 pacientes com feridas crônicas (úlceras venosas das pernas, úlceras de decúbito e outras feridas crônicas) e com pelo menos um pré-tratamento anterior foram incluídos neste estudo de quatro semanas. Vários itens foram estudados incluindo percentagem de redução da área afetada, efeitos na granulação/epitelização/risco de infecção, manejo e aceitação. Foi um estudo aberto em diversos centros somente para pacientes ambulatoriais. RESULTADOS - Um percentual de fechamento das feridas de 29,8%e uma redução da área das feridas foi obtido em 98% dos casos. A redução média na área de ferida foi de 76,2%. A exsudação e o risco de infecção foram reduzidos (p<0,001). O manejo foi considerado melhor ou muito melhor em relação ao pré-tratamento em 90,5%. A aceitação dos pacientes melhorou em 86,2%. CONCLUSÃO - O tratamento tópico de feridas crônicas pode ser otimizado. O curativo de hidropolímero usado no presente estudo, revelou eficácia terapêutica, facilidade de manejo e melhor aceitação dos pacientes que apresentavam feridas de difícil tratamento.
Palavras-chave: ÚLCERA DE DECÚBITO, ÚLCERA DE PERNA, HIDROPOLÍMERO, CURATIVOS OCLUSIVOS, TERAPÊUTICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841