Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 66 Número 5

Temas de atualização

Disceratose de Bowen

Bowen''''s dyskeratosis


NERY KLEIDE SOUZA HAMPEL1, VALDIR BANDEIRA DA SILVA2, HENRIQUE ROSENTHAL3


1Ex-Estagiária do Serviço
2Professor Assistente do Hospital das Clínicas
3Médico do Hospital Barão de Lucena

Trabalho realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, como parte do programa do Curso de Especialização em Dermatologia.

Correspondência:
Nery Hampel Av. Boa Viagem, 5.554/502 51021 - Recife - PE

 

Resumo

Os autores fazem uma revisão da literatura sobre a doença de Bowen, constatando que esta doença tem aspectos etiopatogênicos e terapêuticos bastante variados, com quadro clínico diverso. Na etiopatogenia destacam desde o uso de arsenicais inorgânicos, como fator predisponente, até o encontro do Papilomavírus humano (HPV), passando pelas características individuais herdadas geneticamente. As manifestações cutâneas podem apresentar aspectos clínicos dispares: de eczemas, de intertrigo, de tumores, nas suas localizações habituais, tronco e membros, não afastando disposições bizarras em regiões inusitadas, o que pode levar a dificuldades diagnósticas. Tecem considerações quanto aos métodos terapêuticos, assinalam a excisão cirúrgica como melhor método de tratamento, sendo a cirurgia a laser adicionada como opção disponível e relatam outras modalidades de terapia como: crioterapia, 5-fluorouracil, imunoestimulação com DNCB, radioterapia.

Palavras-chave: CARCINOMA INTRA-EPITELIAL, DISCERATOSE DE BOWEN, CARCINOMA IN SITU



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações