Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 66 Número 4
Comunicação
DNCB – tratamento de verrugas em crianças
DNCB – Treatment of waris in children
MARIZA HELENA MENDONÇA MUARREK1, MARTA MUTSUMI ZAHA INOUYE2, EDNA MARIA VISSOCI REICHE2
1Docente do Departamento Materno-Infantil e Saúde Comunitária CCS/UEL, Londrina - Paraná
2Docente de Imunologia Clínica do Departamento de Patologia Aplicada Legislação e Deontologia CCS/UEL, Londrina - Paraná
Os autores analisaram 31 pacientes (grupo-teste) portadores de verrugas submetidos a imunoestimulação com dinitroclorobenzeno (DNCB) a 2%, procurando analisar a eficácia desse tratamento na regressão das lesões. A idade dos pacientes variou de dois a 16 anos, 20 do sexo masculino e 18 do sexo feminino. Observaram também 13 pacientes (grupo controle) portadores de verrugas submetidos a tratamento com placebo, com idade variando de dois a 17 anos, sete do sexo masculino e seis do sexo feminino. Os resultados demonstraram que houve regressão total das verrugas em 20 pacientes (62.5%) e regressão parcial em três (9.4%). Somente nove (28.1%) não apresentaram regressão das mesmas. Embora 18 pacientes (56.2%) relatassem a ocorrência de efeitos colaterais como eritema, edema e dor no local da aplicação do DNCB a 2%, concluiu-se que a resposta terapêutica ao DNCB foi satisfatória.
Palavras-chave: IMUNOESTIMULAÇÃO, DINITROCLOROBENZENO (DNCB), VERRUGAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841