Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 66 Número 1

Comunicação

Fatores que influenciam sobre o prognóstico do melanoma maligno

Factors that influenced the prognosis of malignant melanoma


NELSON GUIMARÃES PROENÇA1, MARCIA FINO BERNARDES2, HELENA MÜLLER3, DOUGLAS JORGE4, HUMBERTO FRUCCHI5, ANA SANCHEZ BOIX DA SILVA6, FRANCISCO MIQUEL CAMACHO CHALJUB7


1Professor Pleno de Dermatologia
2Dermatologista
3Professor Associado de Anatomia Patológica
4Professor Associado de Cirurgia Plástica
5Professor Assistente de Dermatologia
6Professor Instrutor de Dermatologia
7Estagiário de Dermatologia

Correspondência:
Rua Prof. Arthur Ramos, 241 - 9º andar - cj. 94 01454 - São Paulo - SP

 

Resumo

O Grupo de Melanoma da Clínica Dermatológica da Santa Casa está completando nove anos de atividades. Buscando avaliar seus resultados, analisou os assim chamados fatores de prognóstico do melanoma, a saber, espessura de Breslow, níveis de Clark, estádio, número de linfonodos regionais com metástases tipo histológico, localização anatômica, áreas de risco, idade, sexo, ulceração da lesão inicial, associação com nevo adquirido preexistente, realização de biópsia. Para comparação de resultados, foi utilizada a casuística publicada pelo Grupo da New York University Medical Center, que conta com 1.130 pacientes. A casuística que é objeto do presente trabalho é pequena, composta por 67 pacientes. Estes, entretanto, vem sendo acompanhados com regularidade a cada três ou seis meses ininterruptamente, sempre pelo mesmo grupo multidisciplinar. Os resultados que temos obtido se aproximam daqueles do grupo do New York University.

Palavras-chave: MELANOMA MALIGNO PROGNÓSTICO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações