Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 5
Memória
Há 100 anos, a descoberta do Treponema pallidum
A hundred years ago, the discovery of Treponema pallidum
ELEMIR MACEDO DE SOUZA1
1Professor Livre-docente; Coordenador da Disciplina de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas - São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 26.07.2005. Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 30.08.2005. Trabalho realizado no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas - São Paulo (SP), Brasil.
Correspondência:
Elemir Macedo de Souza
Rua Alexander Fleming, 181 - Cidade Universitária
13081-970 - Campinas - São Paulo
"E-mail":elemir@fcm.unicamp.br
A descoberta do _Treponema pallidum_ por Schaudinn & Hoffmann em 3 de março de 1905 foi influenciada pela comunicação de Siegel, sobre a descoberta do agente etiológico da sífilis. Encarada com ceticismo, a comunicação acarretou novas investigações, conduzidas pelo zoologista Schaudinn e pelo dermatologista Hoffmann -primeiros observadores do agente da sífilis, denominado _Spirochaeta pallida_. A descoberta foi o passo inicial para o desenvolvimento dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos nos anos subseqüentes.
Palavras-chave: _TREPONEMA PALLIDUM_, HISTÓRIA DA MEDICINA, SÍFILIS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841