Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 65 Número 5
Simpósio Dermatites Vesiculosas e Pustulosas de Mãos
Dermatites eczematosas de mãos – Contribuição dos testes epicutâneaos para seu diagnóstico diferencial
Eczematous dermatitis of hands - Contribution of epicutaneous tesis for differential diagnosis
IDA ALZIRA GOMES DUARTE1, NELSON GUIMARÃES PROENÇA2, ELIZABETH MARIA DE A. DRULLIS3
1Médica Assistente
2Chefe de Clínica
3Estagiária
Trabalho realizado na Clínica Dermatológica da Santa Casa de São Paulo (Setor de Alergia Dermatológica).
Correspondência:
Ida Alzira Gomes Duarte
Rua Ministro Ferreira Alves, 1031 - ap 52-B
05009 - São Paulo - SP
Dermatites eczematosas de mãos frequentemente oferecem dificuldades para o diagnóstico etiológico. Com o objetivo de melhor definir o papel que os testes epicutâneos podem cumprir, no sentido de esclarecer essas dificuldades diagnóticas, testamos 50 pacientes com dermatite eczematosa de mãos. Os diagnósticos iniciais foram: Dermatite de contato por irritação primária (DCIP), 15 casos; Dermatite alérgica de contato (DAC), 23; Dermatite atópica (DA), 11; Disidrose (D), 1. As conclusões do presente trabalho são de que nas diferentes variedades de dermatites eczematosas de mãos, os testes epicutâneos podem ser a chave para o diagnóstico correto: a) confirmando o diagnóstico correto; b) mostrando que uma DCIP pode estar associada a uma DAC, provocada por substância utilizada no próprio tratamento de DCIP; c) estabelecendo quando uma DA pode estar complicada por DAC, devido à sensibilização a substâncias de uso rotineiro, pelo paciente; d) contribuindo para dirimir dúvidas entre o diagnóstico disidrose e de eczema disidrosiforme; e) ainda mais, identificando os pacientes que estão sensibilizados ao níquel, nos quais se justifica um teste posterior de provocação oral (pela ingestão de níquel). Concluindo, consideramos que deve ser rotineira a investigação dos pacientes com dermatite eczematosa de mãos, através dos testes epicutâneos.
Palavras-chave: DERMATITE DE MÃOS, TESTES EPICUTÂNEAOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841