Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 65 Número 3
Comunicação
Zoster – Mais freqüente entre jovens que entre idosos
Zoster is more frequent among younger age groups
LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1, SUSY CHEN2
1Médico Residente do Departamento de Dermatologia do HC-FMUSP
2Doutoranda em Medicina pela FMUSP
Trabalho apresentado na Jornada do Dermatologista Jovem da XII R.A.D.L.A. (Montevidéu, maio 1989), sendo premiado com a 2ª menção especial.
Correspondência:
Luiz G. M. Castro
Rua Capital Federal, 95 - Sumaré
01259 - São Paulo - SP
Os autores apresentam dados epidemiológicos de 469 casos de zoster (Z) diagnosticados entre 37.057 consultas feitas ao PS-derma, HC-FMUSP, num período de 27 meses, compreendido entre 1/5/87 e 31/7/89. A frequência média foi de 12.6 casos de Z por mil consultas. Houve predomínio de 1.2 casos masculinos para 1 caso feminino. Apesar da frequência mensal variar grandemente, não foi possível encontrar aspecto de sazonalidade nesta variação. A população acometida pelo Z provinha na sua grande maioria (96.4%) da área metropolitana de São Paulo (Grande São Paulo). No tocante à distribuição dos casos de Z por faixa etária, houve discrepância entre os dados encontrados e os da literatura. Nesta amostra houve nítido predomínio entre pacientes jovens, sendo 47.0% dos casos registrados, diagnosticados em pacientes com idade entre 10 a 39 anos, enquanto os idosos (60 anos ou mais) respondiam por apenas 24.1% dos casos. Os autores acreditam que este não é um achado isolado, mas que reflita a verdadeira distribuição dos casos de Z na Grande São Paulo. Sugerem ainda, que esta distribuição também seja observada em locais onde há grande contingente populacional jovem. Alertam que dados epidemiológicos estrangeiros nem sempre representam a realidade observada em nosso país, devendo ser usados com critério.
Palavras-chave: ZOSTER, EPIDEMIOLOGIA, HERPES ZOSTER
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841