Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 65 Número 2
Comunicação
Anestesia tópica em cirurgia dermatológica
Topical anethesia in dermatological surgery
APARECIDA MACHADO DE MORAES1, EUGENIO RAUL DE ALMEIDA PIMENTEL2, SEBASTIÃO A. PRADO SAMPAIO3
1Aluna de Pós-Graduação para Doutoramento em Dermatologia da FMUSP
2Médico Supervisor da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP
3Professor Titular e Chefe do Departamento de Dermatologia e da Divisão de Clínica Dermatológica do Hospital das Clínicas da FMUSP
Estudo realizado na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Correspondência:
Sebastião A. P. Sampaio
Hospital das Clínicas da FMUSP
Cx. Postal 8091
10000 - São Paulo - SP
Em 30 doentes apresentando dermatoses com indicação para cirurgia dermatológica, foi utilizada a mistura lidocaína-prilocaína para anestesia tópica percutânea. Dos 30 doentes, nove não acusaram nenhuma dor durante o procedimento cirúrgico, 11 referiram dor leve durante a manipulação cirúrgica na derme profunda e em 10 ocorreu dor. Neste grupo foi necessária, para realização da cirurgia, fazer complementação anestésica com infiltração. Entretanto, esta infiltração foi menos dolorosa. Em conclusão, a mistura lidocaína-prilocaína foi efetiva para cirurgias cutâneas realizadas acima da derme profunda, abolindo ou diminuindo a dor, permitindo assim cirurgias dermatológicas superficiais. Para cirurgias mais profundas a anestesia tópica com lidocaína-prilocaína facilita, pela diminuição da dor, a anestesia infiltrativa.
Palavras-chave: CIRURGIA DERMATOLÓGICA, ANESTESIA TÓPICA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841