Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 65 Número 2
Comunicação
Comentários acerca do tratamento da hanseníase
Comentários acerca do tratamento da hanseníase
RUY NORONHA MIRANDA1
1Professor Emérito e Coordenador de Pesquisa, CELSA, Universidade Federal do Paraná
É importante na terapêutica da hanseniase não serem olvidados certos princípios básicos de bioquímica e farmacologia que, não obedecidos, implicarão em prejuízos para o tratamento. O presente trabalho focaliza três desses princípios: 1º a sulfona e os corpos férricos têm ações antagônicas frente ao M. leprae e não devem ser associados no tratamento da hanseníase; 2º a DDS, como tudo composto sulfamídico, tem ação antivitamina B e seu uso indiscriminado agrava os sintomas neurológicos da hanseníase; 3º deve-se associar alcalinos no tratamento da reação hansênica, tendo em vista que este estado agudo favorece a acidose.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841