Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 65 Número 1
Farmacologia clínica
Multidrogaterapia em hansenianos classificados como pancibilares
Multidrug therapy in leprosy classified as paucibacillary
EUZENIR NUNES SARNO1, MARIA EUGENIA NOVISKI GALLO2, SONIA MARIA ROCHA DE ALMEIDA2, JOSÉ AUGUSTO DA COSTA NERY3, ESTHER BORGES4
1Pesquisador Titular
2Pesquisador Associado
3Médico
4Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional
Trabalho realizado no Setor de Hanseníase da Fundação Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro.
Trabalho realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) apresentava os resultados observados em 70 pacientes hansenianos classificados como paucibacilares. O esquema terapêutico administrado consistiu de Rifampicina 600mg/mês supervisionado associado com Dapsona 100mg/dia auto-administrado por seis meses. Nenhum paciente tinha recebido medicação específica anterior, e apresentaram IB=0. Foram submetidos antes e após o tratamento ao exame dermatológico, histopatologia, avaliação neuromotora e teste de Mitsuda. Este último não foi utilizado como critério diagnóstico, foram incluídos 44 pacientes com mitsuda negativo ou com nódulo menor que 5mm. Após o término do tratamento os pacientes continuaram sob supervisão semestral. A média do período de observação é de 11.9% meses; durante este período dois casos apresentaram reação do tipo 1.
Palavras-chave: HANSENÍASE PANCIBILAR, MULTIDROGATERAPIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841