Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 5
Artigo de revisão
Teledermatologia - Passado, presente e futuro
Teledermatology - Past, present and future
HÉLIO AMANTE MIOT1, MAURÍCIO PEDREIRA PAIXÃO2, CHAO LUNG WEN3
1Dermatologista da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, (SP); Professor doutor substituto do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da FMB-Unesp, Botucatu, São Paulo (SP), Brasil.
2Dermatologista da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, (SP); Pós-graduando (Doutorado) da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP);
3Professor Livre Docente e coordenador geral da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 22.08.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 18.09.2005. Trabalho realizado na Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo (SP), Brasil.
Correspondência:
Hélio Amante Miot
Departamento de Dermatologia da FMB-UNESP
Campus Rubião Jr.
18618-000 - Botucatu - SP
Tel./FAX: (14) 3882-4922
"E-mail":mailto:heliomiot@uol.com.br
Teledermatologia é a área da telemedicina que estuda a aplicação das tecnologias de telecomunicação e informática para a prática dermatológica sem necessidade da presença física do especialista, com potencial de levar planejamento de saúde, pesquisa, educação, discussão clínica, segunda opinião e assistência dermatológica às populações com dificuldades de deslocamento para ações presenciais. A evolução, redução de custos e a difusão das tecnologias de telecomunicação e informática têm viabilizado a implantação de sistemas de teledermatologia de larga abrangência e baixo custo para apoio à prática clínica em todo o mundo.
Palavras-chave: CONSULTA REMOTA, DERMATOLOGIA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TELEMEDICINA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841