Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 64 Número 6
Comunicação
Incapacidades físicas em hanseníase - Estudo multicêntrico da realidade brasileira
MARIANGELA PEDROSO1, SUELY OLIVEIRA BOMFIM1, ROSEMARY BACARELLI1, PAULO CESAR T. VIEIRA2, AGUINALDO GONÇALVES3
1Fisioterapeuta. Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
2Bolsista de aperfeiçoamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq - Faculdade de Educação Física - Universidade de Campinas
3Pesquisador Pós-doutoral - CNPq - Divisão de Clínica Dermatológica - Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo
Após contextualizar a realidade das incapacidades físicas em nossos dias, sobretudo nos países subdesenvolvidos, do ponde vista não só do individual mas também do coletivo, são consideradas natureza e magnitude das incapacidades físicas em nosso meio atualmente. Procede-se o estudo das mesmas em 181 hansenianos amostrados em investigação multicêntrica a nível nacional, envolvendo nove serviços estatais de controle da moléstia. Foi identificada a existência de 950 incapacidesnos 146 doentes (80,66%) que apresentaram pelo menos uma delas, correspondendo à ocorrência média de 6,51 lesões por pessoa. Sua distribuição por freqüência, segmento corporal e grau de gravidade é apresentada e referenciada a dez casuísticas externas. Constata-se que as variações no entendimento, descrição, registro e contagem das diferentes incapacidades físicas são tão inconsistentes que tornam muito arriscadas eventuais comparações de freqüências e características de diferentes casuísticas. Depreende-se, assim, a legitimidade e necessidade de que os estados de distribuições de freqüências e de identificações das lesões incapacitantes representativas na hanseníase sejam desenhados e executados segundo procedimentos metodológicos epidemiológicos adequados, para poderem realmente subsidiário formulação e implementação de políticas setoriais para o atendimento e manejo dos segmentos populacionais acometidos.
Palavras-chave: INCAPACIDADE FÍSICA, HANSENÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841