Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 5
Caso Clínico
Dupla drenagem para cadeias linfonodais distintas, detectada por técnica de biópsia de linfonodo sentinela em pacientes com melanoma cutâneo - Relato de dois casos
Double drainage to distinct lymphonodal basins detected by sentinel lymph node biopsy in cutaneous melanoma patients - Report of two cases
LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1, JOÃO PEDREIRA DUPRAT2, GILLES LANDMAN3
1Médico supervisor - Doutor, Divisão de Dermatologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP); Oncoderma - São Paulo (SP) Brasil.
2Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer A.C. Camargo; Oncoderma - São Paulo (SP) Brasil.
3Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer A.C. Camargo - São Paulo (SP) Brasil.
Recebido em 22.03.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 28.01.2005. Trabalho realizado no Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, no Centro de Tratamento e Pesquisa Hospital do Câncer A.C. Camargo e na Oncoderma - São Paulo (SP) Brasil.
Correspondência:
Luiz Guilherme M. Castro
Rua Mato Grosso, 128 cj 44 - Higienópolis
01239-040 - São Paulo - SP
Tel / Fax: (11) 3258-9990
"E-mail":mailto:guiga@dermaclinica.com.br
Os principais méritos da biópsia de linfonodo sentinela em pacientes com melanoma cutâneo residem na possibilidade de serem evitadas linfadenectomias radicais desnecessárias e de permitir a correta identificação da cadeia de drenagem linfática, principalmente quando o tumor se localiza em áreas de drenagem ambígua. Atualmente já foi incorporada como fator prognóstico, sendo importante dado para o correto estadiamento do paciente. No presente relato são apresentados dois casos em que a utilização desta técnica foi extremamente útil, sobretudo por ter identificado a presença de drenagem linfática para duas cadeias linfáticas distintas. É importante que o dermatologista esteja consciente da correta indicação da técnica, para poder orientar da melhor forma possível seus pacientes.
Palavras-chave: BIÓPSIA DE LINFONODO SENTINELA, CINTILOGRAFIA, MELANOMA, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, ONCOLOGIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841