Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 4
Investigação
Tratamento da Hipomelanose gotada idiopática por dermabrasão localizada
DÓRIS MARIA HEXSEL1, LÍGIA MARIA FERNANDES SAGGIN2, MARILENE UGHINI3, CLEIRE PANIAGO PEREIRA4, JOUBER BOHN5, ROSEMARI MAZZUCO6
1Médica Dermatologista; Professora Auxiliar de Ensino II
2Médica Dermatologista; Professora contratada de Dermatologia
3Médica Dermatologista; Professora Titular de Dermatologia
4Médica Dermatologista; Dermatopatologista do Instituto de Saúde do Distrito Federal
5Acadêmico do sexto ano
6Acadêmica do sexto ano
_Recebido em 08.8.96._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 03.4.97._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo - UPF - apresentado como poster e comunicação oral no 19ª World Congress of Dermatology, Sydney, Austrália, junho de 1997.
Correspondência:
Dóris Maria Hexsel
Av. Pátria, 823/302
Carazinho RS 99500-000
Tel/Fax: (054) 331-3310
"E-mail":dorishexsel@annex.com.br
FUNDAMENTOS - A hipomelanose gotada idiopática é dermatose frequente, inestética, de causa desconhecida e de poucas opções terapêuticas. OBJETIVOS - Propor um tratamento eficaz para a hipomelanose gotada idiopática por dermabrasão localizada. PACIENTES E MÉTODOS - No período de fevereiro de 1995 a março de 1996, vinte pacientes do sexo feminino com idade entre 19 e 66 anos e diagnóstico clínico de hipomelanose gotada idiopática foram tratadas por dermabrasão localizada e acompanhadas. Utilizou-se aparelho portátil de baixa rotação e lixas adamantinas apropriadas para o procedimento, permitindo a abrasão seletiva das lesões. A abrasão foi epidérmica e realizada na faixa de 10.000 a 15.000 rpm, sem anestesia local. CONCLUSÃO - O método mostrou-se rápido, simples, efetivo, seguro, reproduzível e de baixo custo e risco.
Palavras-chave: DERMABRASÃO, MELANOSE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841