Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 4
Investigação
Pitiríase versicolor em Manaus, Amazonas - Brasil
MARIA DO SOCORRO DE SOUZA FURTADO1, ANA CLÁUDIA ALVES CORTÊZ2, JERONILSON DE ALMEIDA FERREIRA2
1Pesquisador Titular
2Técnico Especializado
_Recebido em 23.10.96._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 23.4.97._ *Trabalho realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus.*
Correspondência:
Maria do Socorro de Souza Furtado
Alameda Cosme Ferreira, 1756
Manaus AM 69083-000
FUNDAMENTOS - A pitiríase versicolor é micose superficial cosmopolita muito freqüente na região amazônica. OBJETIVOS - Estudar os aspectos epidemiológicos e micológicos da pitiríase versicolor na cidade de Manaus. PACIENTES E MÉTODOS - Trezentos e cinco pacientes com suspeita da micose foram avaliados e submetidos ao exame micológico. RESULTADOS - A idade variou de 2 meses a 75 anos; o tempo de evolução de 2 dias a 15 anos; e a maior incidência concentrou-se entre os adultos, com 66% dos casos, e a menor entre os pré-escolares e lactentes, com 3,5%. As mulheres estavam discretamente mais afetadas (56,72% dos pacientes) e a distribuição nas áreas corporais, em ordem decrescente, era: disseminada (31,50%), tronco (20,65%), braço e antebraço (13,75%), coxa ou perna (9,50%), face (8,85%), couro cabeludo (4,90%), axilas (2,9%), abdômen (1%), região retroauricular (0,70%), pés (0,50%), e mãos (0,50%). Ao exame micológico direto observou-se filamentos grossos, septados, retos ou curvos, e conídios arredondados, de paredes espessas. A observação microscópica das culturas em desenvolvimento evidenciou leveduras típicas. CONCLUSÕES - A pitiríase versicolor é muito freqüente no meio analisado, ocorre em todas as idades, em especial adolescentes e adultos. Em relação ao sexo, ambos são atingidos, sendo observada uma incidência discretamente maior entre as mulheres.
Palavras-chave: DERMATOMICOSE, LEVEDURAS, PITIRÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841