Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 5
Investigação
Associação entre líquen plano e infecção pelo vírus da hepatite C: um estudo prospectivo envolvendo 66 pacientes da clínica de dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Association between lichen planus and hepatitis C virus infection: a prospective study with 66 patients of the dermatology department of the hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
THAIS DIAS TAVARES GUERREIRO1, MARÍLIA MOURA MACHADO1, THAIS HELENA PROENÇA DE FREITAS2
1Residente do segundo ano da Clínica de Dermatologia da Santa Casa de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
2Professora-assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Professora Assistente da Clínica de Dermatologia do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo - São Paulo (SP), Brasil.
Recebido em 07.03.2005. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 05.08.2005. Trabalho realizado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - ISCMSP - São Paulo (SP), Brasil.
Correspondência:
Thais Dias Tavares Guerreiro
Rua Jacurici, 129 - apto. 82 - Itaim
01453-030 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3078-5291
Fax: (11) 3082-4755
"E-mail":mailto:thaisguerreiro@uol.com.br
*Fundamentos*: O líquen plano é dermatose inflamatória crônica de etiologia desconhecida. Sua associação com doença hepática, particularmente a hepatite C, é tema de diversos trabalhos em todo o mundo, desde 1990, quando a sorologia para detecção do vírus da hepatite C (VHC) se tornou disponível. *Objetivos*: Este estudo visa avaliar uma possível relação causal entre a infecção pelo vírus C e o líquen plano. *Métodos*: Tomaram-se por grupo de estudo 66 pacientes com líquen plano matriculados na Clínica de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no período de 2000 a 2003. O grupo comparativo foi constituído pelos doadores de sangue voluntários do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, durante o período de outubro de 2001 a outubro de 2002. *Resultados*: Dos 66 pacientes com líquen plano, cinco apresentaram sorologia positiva para VHC, representando 7,5% em comparação com 0,69% dos doadores de sangue. *Conclusões*: Esse resultado é compatível com muitos dados contidos na literatura médica mundial. Entretanto, são necessários novos estudos para o melhor conhecimento dessa controversa relação.
Palavras-chave: HEPACIVIRUS, HEPATITE C, LÍQUEN PLANO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841