Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 3
Comunicação
Tolerabilidade e irritação potencial de cinco produtos para limpeza de pele
MARCIA RAMOS E SILVA1, ABSALOM LIMA FILGUEIRA2
1Professora Adjunta e Coordenadora Adjunta do Curso
2Professor Titular e Coordernador do Curso
Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 04.02.97. * Trabalho realizado no Curso de Pós-Graduação em Dermatologista, Faculdade de Medicina - HUCFF/UFRJ com o patrocínio de Galderma Brasil.
Correspondência:
Marcia Ramos-e-Silva
Rua Sorocaba, 464/205
Rio de Janeiro RJ 22271-110
Fax: (021) 286-4632
"E-mail":marciars@mandic.com.br
FUNDAMENTOS - Produtos para limpeza e/ou umectação da pele podem provocar irritação, não havendo, em relação ao Cetaphil®, um sabonete líquido bastante suave, indicado para limpeza da pele, publicações que comparem seu potencial irritativo com o de outros de uso corrente. OBJETIVOS - Avaliar a suavidade relativa, a segurança e o potencial irritativo Cetaphil®, comparando-o com quatro outros agentes de limpeza da pele, freqüentemente prescritos por dermatologistas brasileiros e de uso consagrado pela população em geral. Usou-se o método de teste de irritação cumulativa, de contato repetido ou continuo. MATERIAL E MÉTODOS - Vinte e cinco voluntários saudáveis foram submetidos ao teste de irritação cumulativa, usando cinco diferentes produtos: Cetaphil®, Prodem®, Oilatum loção®, Creme Universal Merck® e um creme umectante natural de óleo de amêndoas (Farmácia Dermatus). RESULTADOS - Quinze voluntários não apresentam qualquer reação; nove mostraram irritação pela fita adesiva, e, desses, apenas um necessitou interromper o teste. Um voluntário apresentou discreta irritação pelo Cetaphil® no décimo dia, além da reação à fita adesiva. Outro, com irritação moderna, tanto por Cetaphil® como por Proderm® no quinto dia, necessitou suspender os teste. É importante ressaltar que esses dois produtos são sabonetes, e os demais, loção ou cremes umectantes. CONCLUSÃO - Pelo teste de contato contínuo, Cetaphil® mostrou-se sabonete líquido de uso seguro, de baixo poder irritante e bem tolerado, em comparação com os demais produtos testedos, que também foram bem tolerados e não irritantes. Esse teste provoca condições permanentes de contato durante 15 dias, diferente da maneira como os produtos são empregados habitualmente.
Palavras-chave: IRRITANTES, SABÕES, TESTES CUTÂNEOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841