Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 3
Artigo de revisão
Helicobacter Pylori em dermatologia
RENAN RANGEL BONAMIGO1, LUCIO BAKOS2
1Dermatologista. Ambulatório de Dermatologia Sanitária, Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-Graduando, Clínica Médica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2Professor Titular. Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chefe do Serviço de Dermatologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.02.97._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Correspondência:
Renan Rangel Bonamigo
Rua Ramiro Barcelos, 1793/408
Porto Alegre RS 90035-006
Tel: (051) 330-6568
Fax: (051) 331-0955
A infecção por Helicobacter pylori é, reconhecidamente, importante fator causal em doenças gastrenterológicas, sobretudo na gastrite e úlcera péptica. Outrossim, desde a descoberta dessa bactéria, surgiram evidências de que sua presença também possa estar relacionada ao desenvolvimento de alguns quadros dermatológicos. Esta revisão procura apresentar as características básicas do bacilo gram-negativo Helicobacter pylori e descrever as principais publicações da literatura internacional que o relacionam com determinadas dermatoses. Os comentários e conclusões são elaborados segundo o atual estágio de conhecimento do tema.
Palavras-chave: _HELICOBACTER PYLORI_, DERMATOLOGIA, DERMATOPATIAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841