Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 64 Número 1
Comunicação
Estrutura da membrana linfocitária na psoríase
Structure of lymphocyte membrane in psoriasis
RAUL VIGNALE1, JOSÉ PACIEL2
1Clínica Dermatológica - Hospital de Clínicas - Faculdad de Medicina - Montevideo - Uruguay
2Serviço de Formación e Investigación en Immunologia clínica - Hospital Pateur - Ministerio de Salud Publica - Montevideo - Uruguay
Correspondência:
Raúl Vignale
Palmar, 2542
Montevideo - Uruguay
É apresentada a experiência sobre a membrana molecular dos linfócitos circulantes na psoríase vulgar. Os resultados mostraram: 1. diminuição do nº de receptores para hemácias de carneiro (rosetas E e CD2); 2. diminuição do número de linfócitos To (carentes de RFc-IgM e RFc-IgG); 3. diminuição do número de linfócitos TCD3+as expensas de linfócitos CD4+; 4. aumento de linfócitos TCD8+; 5. aumento de linfócitos TDR+; 6. aumento da frequência do antígeno HLAB13 e 7. alteração do recâmbio de moléculas HLA ABC na membrana linfocitária. A demonstração de alterações da membrana de linfócitos circulantes na psoríase vulgar sugere uma deficiência funcional imunitária. A partir de alterações similares encontradas nos queratinócitos é possível postular que um mecanismo patogênico com um envolva as células cutâneas e o linfócito T na psoríase.
Palavras-chave: HLA, LINFÓCITOS, LINFÓCITOS T, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841