Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 64 Número 1
Comunicação
Eritema nodoso - Revisão de 72 casos
Erythema nodosum - A review of 72 cases
NURIMAR CONCEIÇÃO FERNANDES1, LUCINDA DA SILVA FERNANDES2, ELIANE FARIA BONAT2
1Professor Adjunto de Dermatologia
2Curso de Aperfeiçoamento em Dermatologia
Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital Clementino Fraga Filho - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Correspondência:
Nurimar C. F. Wanke
Rua Alexandre Gusmão, 28/201
20520 - Rio de Janeiro - RJ
A casuística de eritema nodoso no período de 1978-1988 no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho é avaliada sob o aspecto etiológico. O grupo consistiu de 61 pacientes do sexo feminino e 11 do sexo masculino na faixa etária de oito a 79 anos, sendo a maioria do sexo feminino entre 20 e 29 anos (27.8%). A etiologia foi estabelecida em 22 casos (30.3%): hanseníase em oito, infecção estreptocócica em oito, tuberculose em três, farmacodermia em dois e artrite reumatóide juvenil em um. Os resultados são discutidos e comparados com outras séries e ressaltando o interesse do eritema nodoso no diagnóstico de doenças gerais associadas. Dentre estas, a histoplasmose é apontada como causa a prevalência desta infecção no Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: ERITEMA NODOSO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841