Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 64 Número 1
Comunicação
Unha em raquete do polegar - Freqüência em amostragem de população de São Paulo
Racket thumb-nail - Investigation in the population of São Paulo
ALEXANDRE MELLO FILHO1, ANA SANCHEZ BOIX DA SILVA2, NEWTON MIYOSHI3
1Dermatologista e Médico do Trabalho
2Dermatologista
3Médico estagiário de Dermatologia
Trabalho realizado na Clínica Dermatológica da Santa Casa de São Paulo (Serviço do Professor Nelson Guimarães Proença) e no Serviço de Medicina do Trabalho da Cooperativa Central de Laticínios de São Paulo. Apresentado ao XI Congresso Brasileiro de Dermatologia-Florianópolis, SC, em setembro de 1985.
Correspondência:
Alexandre Mello Filho
Rua Bartira, 176 - 8ºand. ap.81
05009 - São Paulo - SP
A unha em raquete do polegar, uma forma de braquionóquia, resulta da anormalidade congênita do dedo polegar que apresenta a falange terminal mais curta e mais larga. É transmitida por herança autossômica dominante. A literatura médica consigna que a incidência feminina é o dobro da masculina e que a ocorrência bilateral é o dobro da unilateral, sendo uma entidade clínica incomum, julgando que a anomalia possa ocorrer com mais frequência, porém despercebida, procuramos observar sistematicamente as extremidades digitais em todos aqueles que nos procuram. Foram examinadas 2.000 pessoas, 1.000 de cada sexo. Foram encontrados 19 casos da URP, o que dá uma frequência de 0,95%, sendo que 12 casos femininos, 10 bilaterais e 11 com ocorrência familiar. O resultado obtido confirmou a nossa suposição inicial de que não é rara a ocorrência da URP e veio contribuir para melhorar a literatura existente que é bastante reduzida.
Palavras-chave: BRAQUIONÍQUIA, UNHA EM RAQUETE DO POLEGAR, UNHAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841