Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 3
Investigação
Estudo comparativo entre melagenina e placebo no tratamento do vitiligo
MÔNICA GERPE SOUTO ESSES1, ANA MARIA HERDY MANHÃES1, CARLOS HENRIQUE DE MATOS MILHOMENS1, ISABEL CRISTINA BRASIL SUCCI2
1Pós-Graduando
2Chefe do Serviço
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 14.02.97._ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia e Sifilografia do Hospital Universitário Pedro Hernesto.
Correspondência:
Isabel Cristina Brasil Succi
Av. 28 de Setembro, 77
Rio de Janeiro RJ 20551-030
FUNDAMENTOS – A melagenina tem sido relacionada à melhora do quadro clínico do vitiligo. No entanto, até o presente momento não há estudos científicos satisfatórios que justifiquem esse efeito. OBJETIVOS – Demonstrar os resultados obtidos com a melagenina no tratamento do vitiligo. MÉTODO – Dois grupos de dez pacientes foram observados durante um período seis meses, usando melagenina e placebo, respectivamente. RESULTADOS – Do ponto de vista clínico, tanto do método como do paciente, não foram observadas diferenças nos resultados obtidos nos dois grupos. CONCLUSÃO – Novos estudos devem ser realizados para que se possa afirmar a eficácia da melagenina no tratamento do vitiligo.
Palavras-chave: VITILIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841