Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 1
Comunicação
Eficácia e segurança do cefprozil e cefaclor nas infecções cutâneas leves e moderadas
BENJAMIN GOLCMAN1, RONALDO GOLCMAN2, MARJORY DE ASSIS GONZALEZ3, SANDRA RENATA TUMA3, SÉRGIO SCHALKA3
1Médico Supervisor
2Médico Pesquisador
3Médico Residente
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 10.12.96._ *Trabalho realizado na Cirurgia Plástica Dermatológica, Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas - FMUSP.*
Correspondência:
Benjamim Golcman
Rua Pará, 65 Cj. 61/62
São Paulo SP 01243-020
Tel: (011) 257-6444
Fax: (011) 256-8401
A eficácia e a segurança de cefprozil, uma nova cefalosporina oral, comparada ao cefaclor foi avaliada neste estudo aberto e randomizado. Foram estudados 40 pacientes (20 para cada grupo de drogas), adultos e crianças com infecções bacterianas de pele e estruturas cutâneas, selecionados no ambulatório de Dermatologia do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O grupo ''''cefprozil'''' recebeu 500mg ou 200mg/kg em dose única diária; o grupo ''''cefaclor'''' recebeu 750mg ou 20mg/kg divididas em três tomadas diárias, durante dez dias. A resposta clínica foi satisfatória para todos os patógenos que terminaram o estudo (20 do grupo ''''cefprozil'''' e 19 do grupo ''''cefaclor''''). Houve erradicação de todos os patógenos ao final do tratamento. Cinco pacientes do grupo ''''cefprozil'''' e seis do grupo ''''cefaclor'''' apresentaram eventos adversos, um paciente do grupo ''''cefaclor''''interrompeu o estudo, por evento adverso. Ambas as drogas, cefprozil e cefaclor, mostraram eficácia e segurança no tratamento das infecções bacterianas de pele e estruturas cutâneas, com vantage, da dose única diária de cefprozil, que, com sua praticidade, resulta em melhor aceitação por parte dos pacientes.
Palavras-chave: CEFACLOR, CEFALOSPORINAS, INFECÇÕES BACTERIANAS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841