Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Site destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br

Volume 72 Número 1

Artigo de revisão

Esclerose tuberosa


ALCEU LUIZ CAMARGO V. BERBERT1, CRISTIANO DE ABREU AMORIM FERNANDES2


1Professor Auxiliar de Ensino
2Acadêmico do 9º período do curso de Medicina

_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 07.10.96_ *Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia. Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Correspondência:
Alceu Luiz Camargo Villela Berbert Rua Dimas Moreira de Sá, 2.205 Uberlândia MG 38406-281

 

Resumo

A esclerose tuberosi é desordem que afeta um ou vários órgãos ou tecidos, de forma autossômica dominante, comprometendo os cromossomos 9 e 16. Embora a expressão esclerose tuberculosa tenha sido a princípio criada para denominar lesões cerebrais, vem ao longo dos tempos sendo utilizada como identificadora da doença como um todo. Recentemente, a denominação complexo esclerose tuberulosa (CET), mais abrangente, passou a englobar todas as manifestações presentes nessa síndrome. Os autores mostram os principais achados clínicos e o critério diagnóstico utilizado para a eclerose tuberculosa na atualidade.

Palavras-chave: ESCLEROSE TUBEROSA



© 2025 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações