Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 1
Caso Clínico
Siringometaplasia mucinosa: relato do primeiro caso brasileiro
LUIZ GUILHERME MARTINS CASTRO1, RENE ALEJANDRO R. FORERO2, MIRIAN NACAGAMI SOTTO3
1Médico
2Estagiário
3Médica. Departamentos de Dermatologia e de Patologia
Aprovada pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 06.11.96. *Trabalho realizado em clínica privada.
Correspondência:
Luiz Guilherme M. Castro
Dermatoclínica
Rua Mato Grosso, 128/84
São Paulo SP 01239-040
Tel:(011)258-9990
Fax:(011)259-0352
Siringometaplasia mucinosa (SMM) é dermatose rara, descrita pela primeira vez em 1974 por Kwittken. Acredita-se que se trate de metaphasia das célula escamosas do epitélio das glândulas sudoríparas écrinas. O exame histopatológico caracteriza-se ve por invaginação epidérmica que se atende até a derme, revestida por células escamosas e células globosas contendo mucina (goblet cells). Ao exame clínico observam-se lesões verrucosas em localização acral, por vezes apresentando secreção fluida. Quando localizadas em áreas não acrais, podem assumir aspeto semelhante a carcinoma basocelular. Até hoje foram decritos 14 casos de SMM na literatura mundial. Este é o primeiro caso registrado na literatura brasileira, observado na face anterior da coxa de uma paciente branca de 24 anos.
Palavras-chave: GLÂNDULAS ÉCRINAS, METAPLASIA, MUCINOSES, NEOPLASIAS CUTÂNEAS, NEOPLASIAS DE ANEXOS E DE APÊNDICES CUTÂNEOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841