Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 72 Número 1
Investigação
Subcision: uma alternativa cirúrgica para a lipodistrofia ginóide (celulite) e outras alterações no relevo corporal
DÓRIS MARIA HEXSEL1, ROSEMARI MAZZUCO2
1Professora Auxiliar de Ensino de Dermatologia
2Acadêmica do sexto ano de Medicina
_Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 08.11.96_ *Trabalho realizado na Faculdade de Medicina, Universidade de Passo Fundo - RS.*
Correspondência:
Dóris Maria Hexsel
Av. Pátria, 823/302
Carazinho RS 99500-000
Tel/Fax: (054) 331-3310
FUNDAMENTO - A _subcision_ é uma técnica cirúrgica de preenchimento de cicatrizes e outras depressões do relevo cutâneo, que que consiste na secção de septos fibrosos subcutâneos do sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS), resultando na elevação do efeito mediante a liberação dos septos fibrosos que tracionam a pele e a estimulação da síntese de novo tecido conjuntivo. OBJETIVOS - Apresentar a técnica utilizada e os resultados com o uso da _subcision_ para o tratamento de alterações no relevo de coxas e regiões glúteas. PACIENTES E MÉTODOS - Durante o período de vinte meses (fevereiro de 1995 a outubro de 1996) foram tratadas 46 pacientes do sexo feminino, com idades entre 15 e 43 anos, em clínica privada, submetidas a uma a quatro sessões de _subcision_. A eficácia do método baseou-se na avaliação subjetiva (pelo método e pela paciente) e em documentação fotográfica comparativa. RESULTADOS - Foi bom e excelente na oopinião de 95,65% das pacientes, com melhora significativa das depressões cutâneas, baixa incidência de complicações e resultados persistentes. CONCLUSÃO - O método mostrou-se simples, seguro, eficiente e reproduzível.
Palavras-chave: ANOMALIDADES DA PELE, TECIDO ADIPOSO., CICATRIZ, CIRURGIA, LIPODISTROFIA
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841