Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 63 Número 5
Caso Clínico
Eumicetoma podal por acremonium falciformeregistro de um caso
Eumycotic mycetoma pedis caused by Acremonium falciforme - Report of a case
CLARISSA ZAITZ1
1Assistente da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Trabalho realizado na Disciplina de Dermatologia de Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Serviço do Prof. Nelson Guimarães Proença) e no Laboratório de Micologia Médica do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e Laboratório de Investigação Médica nº 53 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Chefe Prof. Carlos da Silva Lacaz)
Correspondência:
Carlos da Silva Lacaz
Rua José Maria Lisboa, 558/5º
01423 - São Paulo - SP
Os autores registram um caso de eumi¬cetoma podal de grãos branco-amarelados, em mulher procedente do Estado da Bahia e provocado por Acremonium falciforme (Carrión, 1951) Gams 1971. São estudados a estrutura do grão eumicõtico e as características micromorfológicas do fungo, em vida saprofitária. Discutem-se, também, aspectos ainda confusos quanto à taxonomia dos fungos agentes de eumicetomas, principalmente a validade dos gêneros Acremonium, Cephalosporium e Hyalopus. Acreditam os autores Bera presente observação a sétima registrada na literatura do paísprovocado por deuteromiçeto do género Acremonium. As espécies fálciforme, kiliense e recifei já foram assinaladas no Brasil. O tratamento do presen¬te caso, com infiltrações locais de anfotencina B, não permitiu uma conclusão quan¬to ao valor terapêutico desta droga antifúngica.
Palavras-chave: EUMICETOMA PODAL
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841