Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 63 Número 4
Farmacologia clínica
Estudo multicêntrico com cetoconazol creme a 2% no tratamento de dermatofitoses e pitiríase versicolor
Multicenter study with ketoconazole 2 % cream in the treatment of dermatophytosis and pityriasis versicolor
ITAMAR B. DOS SANTOS1, NEWTON A. GUIMARÃES2, PEDRO BEZERRA DA T. NETO3, UBIRAJARA I. SALGADO4
1Chefe da Clínica Dermatológica do Hospital da Policia Militar de Pernambuco
2Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
3Professor Adjunto de Dermatologia
4Professor Titular de Dermatologia da Faculdade Estadual de Medicina do Pará –
Participaram deste estudo multicêntrico 64 pacientes dos quais 42 eram portadores de dermatofitoses e 22 de pitiríase versicolor. O tratamento foi realizado com cetoconazol creme a 2 %, aplicado uma vez ao dia, durante quatro semanas nos casos de dermatofitoses e durante duas semanas nos casos de pitiríase versicolor. As avaliações clínica e micológica foram realizadas no pré-tratamento, na 2ª e na 4ª semana. Após quatro semanas de tratamento, o exame micológico revelou que 19 dos 22 pacientes (86%) com _T. corporis_, 14 dos 15 pacientes (93%) com _T. cruris_ e três dos quatro pacientes com T. pedis. estavam curados. A avaliação clínica revelou que a diminuição da intensidade das lesões foi estatisticamente significante (p <0,001) já a partir da 2ª semana de tratamento. Quanto aos pacientes com pitiríase versicolor, todos apresentaram-se curados clínica e micologicamente no controle realizado na 4ª semana. Observou-se excelente tolerabilidade ao cetoconazol creme a 2 %, pois apenas um paciente relatou a ocorrência de efeito colateral (dermatite de contato), de intensidade moderada, que desapareceu com a suspensão do tratamento. Concluindo, o cetoconazol creme a 2%, aplicado uma vez ao dia, demonstrou alta eficácia e excelente tolerabilidade no tratamento das dermatofitoses e pitiríase versicolor.
Palavras-chave: CETOCONAZOL, MICOSES SUPERFICIAIS, TRATAMENTO TÓPICO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841