Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 63 Número 4
Artigos originais
Resposta imune preservada em pacientes com pênfigo foliáceo brasileiro (fogo selvagem)
Preserved cellular immunity in brazilian pemphigus foliaceus
VALÉRIA MARCONDES DE OLIVEIRA E COLS.1
1Médico Residente do Departamento de Dermatologia do HCFMUSP
*Trabalho financiado pelo LIM HC-FMUSP.*
Correspondência:
Hospital das Clínicas FMUSP
Caixa Postal, 8.091
01000 - São Paulo - SP
Com o intuito de se estudar a resposta imunológica celular no fogo selvagem, foram avaliados 11 doentes sendo cinco pacientes sem tratamento prévio e seis pacientes em vigência de corticoterapia sistêmica, através de leucograma, quantificação de linfócitos totais, T, B e suas subpopulações e provas de imunidade cutânea tardia. A análise numérica dos linfócitos e suas subpopulações demonstrou que estas células encontravam-se normais ou acima da normalidade. A resposta aos testes de imunidade cutânea tardia indicou uma imunidade mediada per células capaz de reagira antígenos conhecidos e novos. Como o anticorpo no pênfigo vulgar e diverso do encontrado no pênfigo foliáceo, o achado de que a imunidade celular esta preservada no fogo selvagem contrasta com a depressão linfocitária relatada no pênfigo vulgar e reforça a hipótese de que estas duas afecções evoluam através de mecanismos imunopatogênicos diversos.
Palavras-chave: LINFÔCITOS AUXILIARES E SUPESSORES, PÊNFIGO FOLIÁCEO, IMUNIDADE CELULAR
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841