Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 1
Investigação
Melanoma cutâneo: estudo prospectivo de 65 casos
Cutaneous melanoma: prospective study of 65 cases
NURIMAR C. FERNANDES1, ROBERTO CALMON2, JUAN P. MACEIRA3, TULLIA CUZZI3, CESAR S. CLAUDIO DA SILVA4
1Professor Adjunto de Dermatologia, Departamento de Clínica Médica, FM-UFRJ
2Médico, Serviço de Oncologia, HUCFF-UFRJ
3Professor Adjunto de Patologia, Departamento de Patologia, FM-UFRJ
4Professor Adjunto de Cirurgia Plástica, Departamento de Cirurgia, FM-UFRJ
Recebido em 08.09.2003. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.12.2004. Trabalho realizado nos Serviços de Dermatologia, Oncologia, Anatomia Patológica e Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Correspondência:
Nurimar C. Fernandes
Rua Alexandre de Gusmão, 28 / 201
Rio de Janeiro - RJ
CEP 20520-120
Tel/Fax:
(21) 2568-4158 * 51
"E-mail":nurimarfernandes@aol.com
*Fundamentos:* A incidência e a mortalidade por melanoma cutâneo vêm aumentando em todo o mundo. Os registros brasileiros de bases populacionais não refletem precisamente a real dimensão do problema. *Objetivos:* Estudo prospectivo de 65 casos de melanoma cutâneo observados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho no período de 1993 a 2003. *Métodos:* Foram analisadas as variáveis idade, sexo, cor, localização, tipos clínico-histológicos e estadiamento. *Resultados:* 64,7% na faixa etária de 40 a 69 anos, distribuição etária homogênea entre o sexo masculino (49,2%) e o sexo feminino (50,8%), predominância de brancos (83%), localização no tronco (35,3%), tipo clínico-histológico expansivo superficial (63%/30,7%) e relação de significância entre tipo acral localizado no pé em não brancos. Segundo o _American Joint Committee on Cancer_, em 2002, 22 casos (33,8%) no estádio IA, 14 (21,5%) melanomas _in situ_ e um caso indeterminado. *Conclusões:* O melanoma cutâneo primário na amostra estudada mostrou padrões semelhantes aos classicamente reconhecidos e maior freqüência do estádio IA e melanoma _in situ_.Palavras-chave: Estudos prospectivos; Melanoma/diagnóstico; Melanoma/epidemiologia; Neoplasias cutâneas/patologia.
Palavras-chave: MELANOMA/EPIDEMIOLOGIA, MELANOMA/DIAGNÓSTICO, NEOPLASIAS CUTÂNEAS/PATOLOGIA, ESTUDOS PROSPECTIVOS
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841