Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 63 Número 2
Farmacologia clínica
Tioconazol loção 1% em dose única diária, no tratamento da pitiriase versicolor
Single daily dose. Tioconazole 1% lotion for the treatment of pityriasis versicolor
SEBASTIÃO A. PRADO SAMPAIO1
1Médica Residente do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Trabalho realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo.
Correspondência:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Departamento de Dermatologia
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - ICHC
Caixa Postal - 8091
05403 - São Paulo - SP
Foi realizado um estudo aberto, não comparativo com a participação de 31 doentes portadores de pitiríase versicolor, utilizando um novo derivado imidazólico, o tioconazol. Todos os doentes apresentavam lesões disseminadas sendo a diagnose clínica, comprovada pela presença de fluorescência com luz de Wood e pelo exame micológico positivo. O tioconazol sob a forma de loção cremosa a 1% foi aplicado uma vez ao dia, por quatro semanas. Avaliação clínica, a fluorescência e o exame micológico foram realizados no pré-tratamento e na 1ª, 2ª e 4ª semanas. Ao final do tratamento (4ª semana) cura clínica, ausência de fluorescência e exame micológico negativo foram observados em 28 doentes, apenas persistindo discreto prurido em dois doentes e eritema e descamação em um, que estavam porém com fluorescência e exames micológicos negativos. Na avaliação da 8ª semana (quatro semanas após o término do tratamento), observou-se cura clínica e micológica em 100% dos pacientes avaliados. A tolerabilidade foi excelente, não tendo ocorrido nenhuma reação adversa. Em oito pacientes de um grupo de controle em que somente a loção-veículo sem tioconazol foi empregada, após quatro semanas, em sete, nenhuma melhora clínica e micológica foi observada, porém em um ocorreu melhora clínica e negativação do exame micológico. Em conclusão, o tioconazol loção a 1% é um agente efetivo e bem tolerado para o tratamento da pitiríase versicolor.
Palavras-chave: IMIDAZÓLICOS, MICOSES SUPERFICIAIS, TIOCANOZOL, PITIRÍASE VERSICOLOR
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841