Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 63 Número 2

Temas de atualização

Síndrome de Waardenburg: estudo de uma família

Waardenburg''''s syndrome: a family report


ELIANE RIBEIRO DA GLÓRIA ANTUNES1


1Mestranda em Dermatologia

Trabalho vencedor do Prêmio "José Serruya", conferido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no XLII Congresso Brasileiro de Dermatologia - Goiânia, 5 a 9 de setembro de 1987.

Correspondência:
Alameda Álvaro Celso, 55 30150 - Belo Horizonte - MG

 

Resumo

A síndrome de Waardenburg, descrita em 1951, é uma condição autossômica e dominante que apresenta penetrância e expressividade variáveis de seus caracteres, e é representada por: deslocamento lateral dos cantos internos dos olhos (dystopia canthorum), hiperplasia da porção medial dos supercílios base nasal proeminente e alargada, heterocromia ou hipoisocromia da íris, surdez congênita neurossensorial uni ou bilateral, mecha branca frontal ou encanecimento precoce, e hipopigmentação cutânea. Este estudo foi realizado a propósito de uma família em que a mãe e três dos seus quatro filhos apresentam quadro clínico típico da síndrome de Waardenburg. Foram feitas avaliações dermatológica, oftalmológica, otorrinolaringológica e odontológica, estudo dos cariótipos determinação do HLA e análise estrutural dos melanócitos da pele hipopigmentada e normal à microscopia eletrônica.



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações