Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 63 Número 2
Temas de atualização
Síndrome de Waardenburg: estudo de uma família
Waardenburg''''s syndrome: a family report
ELIANE RIBEIRO DA GLÓRIA ANTUNES1
1Mestranda em Dermatologia
Trabalho vencedor do Prêmio "José Serruya", conferido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia no XLII Congresso Brasileiro de Dermatologia - Goiânia, 5 a 9 de setembro de 1987.
Correspondência:
Alameda Álvaro Celso, 55
30150 - Belo Horizonte - MG
A síndrome de Waardenburg, descrita em 1951, é uma condição autossômica e dominante que apresenta penetrância e expressividade variáveis de seus caracteres, e é representada por: deslocamento lateral dos cantos internos dos olhos (dystopia canthorum), hiperplasia da porção medial dos supercílios base nasal proeminente e alargada, heterocromia ou hipoisocromia da íris, surdez congênita neurossensorial uni ou bilateral, mecha branca frontal ou encanecimento precoce, e hipopigmentação cutânea. Este estudo foi realizado a propósito de uma família em que a mãe e três dos seus quatro filhos apresentam quadro clínico típico da síndrome de Waardenburg. Foram feitas avaliações dermatológica, oftalmológica, otorrinolaringológica e odontológica, estudo dos cariótipos determinação do HLA e análise estrutural dos melanócitos da pele hipopigmentada e normal à microscopia eletrônica.
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841