Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 63 Número 2
Comunicação
Aspectos clínicos e epidemiológicos da psoríase
Clinical and epidemiological aspects of psoriasis
MÔNICA MANELA AZULAY
Trabalho realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Serviço de Dermatologia - Chefia. Prof. Rubem David Azulay, como parte do programa do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia. Apoiado com bolsa pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas) à Mônica Manela, tendo como orientador Prof. Antonio Carlos Pereira Júnio. Período 85-86.
Correspondência:
Rua Machado de Assis, 13/c 01
22221 - Rio de Janeiro - RJ
Os autores apresentam aspectos clínicos e epidemiológicos da psoríase. Foram analisados a partir de um questionário de 21 itens, as informaçõs referentes aos pacientes internados com a doença, nas enfermarias do Hospital Universitário da UFRJ no período de 1978-84. Apurou-se entre outros resultados que a faixa etária mais acometida à internação foi a de 41-50 anos. O início da doença predominou na quarta e quinta décadas. O sexo masculino foi o mais acometido (56,5%). A raça branca apresentou alta incidência da afecção (69,7%). Os aspectos referentes ao acometimento articular foram analisados em relação à freqüência, distribuição e concomitância do acometimento ungueal. Foi criado um Banco de Dados, e como ferramenta de trabalho, utilizada a linguagem d-BASE II.
Palavras-chave: CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA, PSORÍASE
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841