Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 73 Número 1

Investigação

Infecções dermatológicas por Trichosporon beigelii: estudo retrospectivo de 13 casos em pacientes imunocompetentes

Dermatological infections by Trichosporon beigelii: a retrospective study of 13 cases in immunocompetent patients


MARTIN ARCE1, ROBERTO ARENAS2


1Médico Dermatologista, Diplomado em Micologia
2Médico Dermatologista

_Recebido em 31.3.97._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 29.7.97._ *Trabalho realizado na Seção de Micologia do Departamento de Dermatologia do Hospital Geral Dr. Manuel Gea González.

Correspondência:
Roberto Arenas Calz. de Tlalpan, 4800 Colonia Toriello Guerra México DF 14000 Tel/Fax: (00525) 6657791

 

Resumo

FUNDAMENTOS - As infecções por _Trichosporon beigelii_ (tricosporonose) que não correspondem à pedra branca são conhecidas com cada vez mais freqüência e produzem desde lesões localizadas na pele e unhas até o comprometimento de múltiplos órgãos ou sistemas, especialmente em pacientes com imunodepressão. OBJETIVOS - Conhecer a freqüência da tricosporonose em pacientes imunocompetentes no Departamento de Dermatologia num período de três anos (janeiro de 1994 - fevereiro de 1997). MATERIAL E MÉTODOS - Realizou-se estudo retrospectivo consultando os arquivos da Seção de Micologia, que incluem os estudos micológicos (exame direto e cultivo), de janeiro de 1994 a fevereiro de 1997. RESULTADOS - No total de 2.285 indivíduos, encontrou-se a _T. beigelii_ em 13 casos (0,56%), sete afetando pés, e, seis prosseguindo com onicomicose. CONCLUSÕES - O _T. beigelii_ é capaz de ocasionar lesões, localizadas na pele e nas unhas, que simulam as dermatofitoses ou a infecção por outras leveduras, como _Candida albicans_.

Palavras-chave: ONICOMICOSE, TRICHOSPORON



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações