Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 4

Investigação

Avaliação da prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com dermatoses do espectro dos transtornos psicocutâneos

Assessment of the prevalence of psychological distress in patients with psychocutaneous disorder dermatoses


MARIA-LAURA V. V. TABORDA1, MAGDA BLESSMANN WEBER2, ELAINE SILVEIRA FREITAS3


1Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil
2Professora Adjunta Mestre de Dermatologia do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
3Professora Adjunta de Psiquiatria e Mestre em Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Recebido em 01.08.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.05.2005. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Correspondência:
Maria-Laura V. V. Taborda Rua Bororó, 55 - Vila Assunção 91900-540 - Porto Alegre - RS Tel.: (51) 3268-9694 Fax: (51) 3268-9695 "E-mail":mlaura@taborda.med.br

 

Resumo

*Fundamento*: Estima-se que um terço dos pacientes com doença dermatológica possua aspectos emocionais associados. *Objetivos*: Verificar a prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com dermatoses do espectro dos transtornos psicocutâneos (DETP), bem como relacionar o grau de sofrimento psíquico com doença, tempo de evolução, sexo e idade do paciente. *Métodos*: Estudo descritivo transversal. Foram incluídos 76 pacientes com DETP, de ambos os sexos e idade de 15 a 60 anos. Foi aplicado questionário de triagem de doença mental, o SRQ-20 (Self Reported Questionnaire), elaborado pela OMS. *Resultados*: Observou-se a presença de sofrimento psíquico em 25% dos pacientes, sendo que as pacientes dermatológicas apresentaram OR=14 para SRQ positivo em relação aos homens. O teste qui-quadrado não demonstrou associação estatisticamente significativa entre doença dermatológica e presença de sofrimento psíquico. Considerando-se apenas os pacientes portadores de acne vulgar e vitiligo, observou-se que os últimos apresentavam significativamente maior sofrimento psíquico do que os primeiros (OR=8,9; p=0,034). *Conclusões*: Os dados confirmaram a alta prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com algumas dermatoses. Além disso, sugerem que doenças crônicas e inestéticas, como vitiligo, podem estar associadas a maior grau de sofrimento nessa população. Os resultados do teste qui-quadrado, apesar de não significativos para a associação de dermatoses em geral e sofrimento psíquico, demonstraram forte tendência nesse sentido.

Palavras-chave: ACNE VULGAR, ESTRESSE PSICOLÓGICO, HIPOPIGMENTAÇÃO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações