Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 80 Número 4
Investigação
Avaliação da prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com dermatoses do espectro dos transtornos psicocutâneos
Assessment of the prevalence of psychological distress in patients with psychocutaneous disorder dermatoses
MARIA-LAURA V. V. TABORDA1, MAGDA BLESSMANN WEBER2, ELAINE SILVEIRA FREITAS3
1Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil
2Professora Adjunta Mestre de Dermatologia do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
3Professora Adjunta de Psiquiatria e Mestre em Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Recebido em 01.08.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 24.05.2005. Trabalho realizado no Serviço de Dermatologia da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra - Canoas - Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Correspondência:
Maria-Laura V. V. Taborda
Rua Bororó, 55 - Vila Assunção
91900-540 - Porto Alegre - RS
Tel.: (51) 3268-9694
Fax: (51) 3268-9695
"E-mail":mlaura@taborda.med.br
*Fundamento*: Estima-se que um terço dos pacientes com doença dermatológica possua aspectos emocionais associados. *Objetivos*: Verificar a prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com dermatoses do espectro dos transtornos psicocutâneos (DETP), bem como relacionar o grau de sofrimento psíquico com doença, tempo de evolução, sexo e idade do paciente. *Métodos*: Estudo descritivo transversal. Foram incluídos 76 pacientes com DETP, de ambos os sexos e idade de 15 a 60 anos. Foi aplicado questionário de triagem de doença mental, o SRQ-20 (Self Reported Questionnaire), elaborado pela OMS. *Resultados*: Observou-se a presença de sofrimento psíquico em 25% dos pacientes, sendo que as pacientes dermatológicas apresentaram OR=14 para SRQ positivo em relação aos homens. O teste qui-quadrado não demonstrou associação estatisticamente significativa entre doença dermatológica e presença de sofrimento psíquico. Considerando-se apenas os pacientes portadores de acne vulgar e vitiligo, observou-se que os últimos apresentavam significativamente maior sofrimento psíquico do que os primeiros (OR=8,9; p=0,034). *Conclusões*: Os dados confirmaram a alta prevalência de sofrimento psíquico em pacientes com algumas dermatoses. Além disso, sugerem que doenças crônicas e inestéticas, como vitiligo, podem estar associadas a maior grau de sofrimento nessa população. Os resultados do teste qui-quadrado, apesar de não significativos para a associação de dermatoses em geral e sofrimento psíquico, demonstraram forte tendência nesse sentido.
Palavras-chave: ACNE VULGAR, ESTRESSE PSICOLÓGICO, HIPOPIGMENTAÇÃO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841