Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.
Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!
Associados da SBDSite destinado aos artigos até 2020. A partir de 2021, favor acessar o site oficial: https://www.anaisdedermatologia.org.br
Volume 73 Número 3
Investigação
Interação de metoxipsoraleno com melanócitos humanos normais da epiderme em cultura
Interaction of [³H]8-methoxypsoralen with cultured normal human epidermal melanocytes *
LIDIA ANDREU GUILLO1, HUGO PEQUENO MONTEIRO2
1Professora Titular do Departamento de Ciências Fisiológicas. Universidade Federal de Goiás
2Doutor em Bioquímica; Chefe do Laboratório de Bioquímica da Superintendência de Pesquisa da Fundação Pró-Sangue/Hemocentro de São Paulo
_Recebido em 06.01.98._ _Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 26.3.98._ *Trabalho realizado no Laboratório de Bioquímica, Fundação Pró-Sangue/Hemocentro de São Paulo.
Correspondência:
Lidia Andreu Guillo
Universidade Federal de Goiás
Departamento de Ciências Fisiológicas - ICB II CP 131
Goiânia GO 74001-970
Tel: (062) 821-1113
Fax: (062) 205-1113
"E-mail:"guillo@icb1.ufg.br
FUNDAMENTOS - O tratamento normalmente usado para o vitiligo envolve a condição de 8-metoxipsoraleno (8-MOP) e radiação ultravioleta A, conhecido como PUVA-terapia. Embora a estimulação da proliferação e diferenciação de melanócitos possa explicar a eficiência da PUVA-terapia no tratamento do vitiligo, até a presente data, não se demonstrou nenhuma interação direta composto com melanócitos humanos normais em cultura. OBJETIVOS - Estudar a interação de [³H]8-metoxipsoraleno com melanócitos humanos normais em cultura obtidos de indivíduos de cor branca e negra. MÉTODOS - Melanócitos humanos normais isolados de prepúcios de crianças e mantidos em meio MCDB-153 na ausência de soro, éster de forbol (PMA) e toxina da cólera, foram incubados com [³H]8-metoxipsoraleno para a determinação da ligação específica a essas células. RESULTADOS - Melanócitos isolados de ambos os tipos de pele, mostraram ligação com 8-MOP, embora um maior porcentagem de ligação tenha sido observada em melanócitos isolados de pessoas de cor negra. CONCLUSÕES - A capacidade proliferativa de melanócitos humanos normais varia de acordo com a cor racial. É número de receptores de psoralenos entre melanócitos isolados de pele clara e escura.
Palavras-chave: FOTOQUIMIOTERAPIA, MELANÓCITOS, PSORALENOS, VITILIGO
Para ver o artigo na íntegra é necessário logar-se utilizando os dados da
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) ou dados de Assinante dos ABD (Anais Brasileiros de Dermatologia) no formulário acima.
Caso não se enquadre em nenhuma das opções anteriores,
é possível ter acesso apenas ao conteúdo completo do artigo preenchendo os dados do formulário abaixo.
Clique em cadastre-se se não possuir o registro.
ISSN-e 1806-4841