Acesso Restrito:

Associado da SBD, caso tenha esquecido sua senha, solicite-nos.

Login como assinante

Acesso Restrito:

Assinantes devem se logar utilizando o e-mail cadastrado como login. Se não possuir, ou não lembrar o seu login e senha, Solicite Aqui!

Associados da SBD

Volume 80 Número 3

Artigo de revisão

Margem de segurança: um conceito antigo e relativo

Safety margin: an old and relative concept


LUIS FERNANDO FIGUEIREDO KOPKE1, JOSÉ CALDEIRA FERREIRA BASTOS2, JOSÉ DE SOUZA ANDRADE FILHO3, PATRICIA SALOMÉ GOUVÊA4


1Pós-graduado em Dermatologia Cirúrgica pela Universidade de Munique (LMU München) - Alemanha
2Patologista do IDAP - Instituto de Diagnóstico Anátomo Patológico Florianópolis - SC. Patologista do Hospital de Caridade de Florianópolis (SC)
3Professor de Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Patologista do Hospital Felicio Rocho – Belo Horizonte (MG).
4Patologista do Hospital Biocor – Belo Horizonte (MG).

Recebido em 14.12.2004. Aprovado pelo Conselho Consultivo e aceito para publicação em 17.05.2005. Trabalho realizado no Hospital Biocor – Belo Horizonte (MG) - Brasil.

 

Resumo

As expressões margem de segurança e margem cirúrgica são usadas freqüentemente como sinônimas, embora tenham significados distintos. A margem de segurança é preestabelecida e faz parte do planejamento cirúrgico. A margem cirúrgica é verificada posteriormente pelo patologista ao exame da peça cirúrgica. Na literatura não existe consenso a respeito da extensão da margem de segurança, sendo ela baseada em uma série de variáveis nem sempre de fácil análise. Por outro lado a cirurgia microscopicamente controlada não utiliza o conceito de margem de segurança e se constitui na forma mais racional de tratamento do câncer cutâneo. Este artigo discorre sobre os fatores determinantes da margem de segurança e da margem cirúrgica, tanto do ponto de vista clínico como do laboratorial, traçando um paralelo com a cirurgia microscopicamente controlada e lançando algumas reflexões importantes sobre a relatividade do conceito de margem de segurança.

Palavras-chave: NEOPLASIAS CUTÂNEAS/CIRURGIA, CIRURGIA DE MOHS, PATOLOGIA CIRÚRGICA, REOPERAÇÃO



© 2024 Sociedade Brasileira de Dermatologia - Todos os direitos reservados

ISSN-e 1806-4841

GN1 - Sistemas e Publicações